Sr. Shunji Nishimura
A história do Grupo Jacto se confunde com a trajetória de seu fundador, Sr. Shunji Nishimura. Em meio a uma grave crise econômica no Japão, por volta de 1930, o jovem Shunji decide tentar a vida fora de seu país. Tinha 20 anos, uma bíblia, um diploma de técnico em mecânica e 100 dólares.
Desembarcou em Santos, em 22 de março de 1932. Mesmo com todas as diferenças culturais e de idioma, trabalhou na colheita de café e foi também garçom e mecânico. Empreendedor nato, se vendo sem perspectivas na cidade de São Paulo, tomou um trem na Estação da Luz, decidido a ir até o fim da linha na direção oeste.
Chegou à cidade de Pompeia, interior de São Paulo, onde montou uma pequena oficina que dizia: “Conserta-se Tudo”. Desafiado por um cliente, decidiu aprimorar um modelo já existente de polvilhadeira. Investiu em pesquisa de novos materiais e equipamentos com tecnologia de ponta, tudo para atender as necessidades dos usuários.
Assim foi conquistando o seu espaço no mercado e, consequentemente, expandindo sua atuação com solidez. O modesto negócio cresceu e se transformou em um grupo empresarial, presente nos cinco continentes.
Adotou Pompeia como sua casa, onde também constituiu sua família.

1948
Criada a primeira polvilhadeira nacional. Nasce a Indústria Máquinas Agrícolas Jacto Ltda.

1954
Criado o setor de Fundição, que atende necessidades em fundidos da produção interna, anos depois se expandindo como área de negócio.

1963
1ª exportação de máquinas: um lote de polvilhadeiras costais para a Argentina.

1966
Criado o departamento de plástico Kautex. Dez anos depois, é fundada a Unipac como área de negócio, oferecendo produtos e soluções em transformação de plásticos, assumida por Chikao Nishimura.

1969
Fundada a Rodojacto, que atua no segmento de transporte e logística.

1971
Shunji Nishimura passa a direção executiva da Máquinas Agrícolas Jacto S/A para Jiro Nishimura.
1979
Lançamentos da 1ª colhedora de café do mundo – a K3. Neste mesmo ano é fundada a Fundação Shunji Nishimura, braço social da companhia.

1989
Nasce a linha de produção de lavadoras de alta pressão, que anos depois se torna a JactoClean.

Neste mesmo ano é fundada a Multijacto, distribuidora de máquinas e implementos agrícolas na Argentina.

1992
Takashi Nishimura assume a presidência da Máquinas Agrícolas Jacto S/A e Jiro Nishimura assume a presidência da Unipac. As empresas começam a ser preparadas para a gestão profissional, sendo instituído o Conselho de Administração, presidido por Jorge Nishimura.
1995
Fundada a Veículos Jacto, provedora de produtos e soluções de movimentação interna de materiais e pessoas.

2001
Shiro Nishimura assume a presidência da Máquinas Agrícolas Jacto S/A. É o último membro da família Nishimura a dirigir a companhia. Neste mesmo ano, é fundada a Mizumo, fabricante de sistemas pré-fabricados para tratamento de esgoto. Inaugurado o Centro de Pesquisa Tecnológica de Referência.

Inaugurado o Centro de Pesquisa Tecnológica de Referência.

2003
Como parte do processo de governança da companhia, cada unidade de negócio passa a ser dirigida por um executivo e novos conselhos administrativos são estabelecidos.
2005
Inauguradas as instalações da Ferramentaria, que atende a produção de moldes e ferramentas para as áreas de negócio do Grupo.

2007
Shiro Nishimura passa a direção da Jacto Agrícola à Martin Mundstock, que passa a responder como diretor-presidente. Em outubro, é inaugurada a Sintegra Surgical Sciences, fabricante de produtos na área médica-hospitalar.

2008
Inaugurada a fábrica de pulverizadores costais na Ásia (Tailândia). Neste mesmo ano, Jiro Nishimura passa a direção da Unipac à Marcos A. Ribeiro, que passa a responder como diretor-presidente, concluindo o processo de profissionalização da empresa.

2009
É instituído o conselho da UJI, holding controladora de todos os negócios.
2010
Em 23 de abril, aos 99 anos, morre Shunji Nishimura. Neste mesmo ano, é instituída a área corporativa, como passo importante no processo de Governança Corporativa.

2012
Criada a unidade de negócios Jacto Small Farm Solutions, produtora de máquinas e equipamentos agrícolas para pequenos e médios agricultores.

2013
Em 10 de agosto é inaugurada a nova planta da empresa Rodojacto na cidade de Oriente (SP).

2014
Em janeiro, Martin Mundstock passa a direção da Jacto Agrícola à Fernando Gonçalves, que passa a responder como diretor-presidente. No dia 1º de julho, Alessandra Nishimura toma posse no Conselho Holding, assumindo o posto antes ocupado por Jiro Nishimura.

2015
A Unipac inaugurou, em janeiro, uma nova fábrica na cidade de Limeira (SP). Os motivos foram a necessidade de ampliar a capacidade produtiva de embalagens plásticas e de modernizar suas atividades. A nova fábrica recebe todas as operações até então realizadas na filial de Santa Bárbara D'Oeste (SP). Também foi transferida para Limeira parte da operação de embalagens, antes situada em Pompeia. O novo prédio concentra toda a fabricação de embalagens plásticas de 250 ml a 20 litros.

2016
Inaugurada unidade comercial em Guadalajara (México). Unidade com operações da Jactoclean e Jacto Small Farm Solutions.

2018
Inaugurada a Fábrica da Jacto Agrícola em Arrecifes (Argentina), onde serão produzidos três modelos de pulverizadores tratorizados da linha Arbus e um modelo de pulverizador automotriz da linha UNIPORT.
