Fique
por dentro

Categorias

23 MAR/20

COVID-19 | Aglomeração: por que é importante evitar?

É hora de reduzir o contato social e, principalmente, evitar aglomerações. Esta é uma das recomendações para reduzir as chances de propagação do coronavírus (Covid-19).

Festas de aniversário, mesmo que sejam em casa, além de confraternizações, idas às repartições públicas, shopping, supermercado, bancos, praias, parques, rodoviárias, aeroportos, estádios, cinemas, teatros e casas de shows, academias, escolas, restaurantes, igrejas e hospitais: todo lugar que pode ter aglomeração ou por onde passam muitas pessoas deve ser evitado para reduzir o contágio da doença.

Isto porque, de acordo com o Ministério da Saúde, os vírus respiratórios se espalham pelo ar – por meio de gotículas de saliva liberadas quando a pessoa infectada fala, tosse, expele catarro ou espirra – e pelo contato sendo as mãos a principal porta de entrada do vírus no corpo – por meio da mucosa do olho, nariz ou boca. Por esta razão, a forma de cumprimentar o outro também deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Vale reforçar a prevenção individual com a etiqueta respiratória – como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Cada um é responsável por ações para se manter saudável e impedir a transmissão da doença. Portanto, a boa higiene – lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, secá-las com toalhas de papel; higienizar as mãos com álcool gel, que também serve para limpar objetos tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, botões, etc. –, a boa alimentação, a ingestão de bastante líquido e o afastamento de locais com aglomeração de pessoas são maneiras eficazes de proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus. 

Fontes: http://www.saude.sp.gov.br e https://www.saude.gov.br

COVID-19 | Aglomeração: por que é importante evitar?

Siga o Grupo Jacto nas redes sociais

jacto facebook
jacto instagram
jacto youtube
jacto youtube

Receba nosso feed de notícias por e-mail